segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Resenha: As crônicas de Nárnia - C. S. Lewis


Nome: As crônicas de Nárnia - volume único
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Páginas: 737
Nota: 4/5

 Sinopse

 Nos últimos 50 anos, 'As Crônicas de Nárnia' transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, um único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com um ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e diretas, 'As Crônicas de Nárnia' continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo 50 anos após terem sido publicadas pela primeira vez.
_______________________


 Conheço essa saga há muito tempo e nunca tive muita vontade de ler, o tamanho do livro também não ajudava. Então, eu ia adiando a leitura, até que ganhei de aniversário e resolvi dar uma chance. A história é simplesmente incrível, Lewis tem uma escrita que nos faz vivenciar o livro como se este fosse real e me levou na época que estava lendo Harry Potter e estava entrando em um mundo de magia completamente novo. E agora posso me considerar uma verdadeira narniana. :)
 Me apaixonei pelos personagens (cada um mais fofo que o outro), mas posso dizer que o meu preferido é Edmundo, me apaixonei por Nárnia e seus lindos bosques e pela lealdade dos narnianos. Ah! E não posso esquecer do todo poderoso Aslam, o rei genuíno, que com o passar das histórias você percebe que ele é uma referência à Deus: justo e bom. Com certeza um dos personagens mais difíceis de criar.


 Além dos personagens, algo mais ganhou destaque para mim: as batalhas. Acredito que todas, sem exceção, foram épicas e muito bem elaboradas, me deixavam com o coração na boca de ansiedade e meus olhos ávidos liam com rapidez os parágrafos. Gostei bastante das histórias paralelas, sem os irmãos Pevensie, Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana, pois elas nos permitiam conhecer histórias de personagens secundários, a minha preferida foi a que mostra como Nárnia foi criada, O sobrinho do Mago.
 Você deve estar se perguntando, Ah então por que eu dei nota 4 para um livro ótimo como esse? Bom, a nota não nada haver com o enredo e sim com o número de páginas, acabei me cansando um pouco de ler todo dia e minha leitura foi deixando de ser tão legal quanto era antes. MAS, entretanto, todavia, eu continuei o livro e o final é simplesmente perfeito!
 O desfecho da história respondeu várias perguntas e abriu portas para até mesmo uma nova saga de livros sobre esse mundo, o que não é uma má ideia. Lewis criou um final digno de palmas e lágrimas de minha parte, em que todos os personagens que ele criou se reencontram para o fim.
 A resenha já está acabando, minha dica é que se você estiver com preguiça de ler ou cansada, continue lendo, porque você não vai se arrepender. Um grande beijo e até o próximo post. :**


Laura<3

4 comentários:

  1. Belíssima resenha, Laura! Me deu até vontade de ler!
    Jura que eu não sabia que esta edição vinha com todas as histórias? Agora tenho que procurar e saber o preço (porque na minha cidade é impossivel achar algo do tipo :P)

    Beijos!
    http://clubeleitorassumidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! São todas as histórias juntas, sim. Muito bom e muito mais fácil de ler!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro incrível mesmo, ainda bem que você animou pra ler e gostou :)
    Ele é enorme,mas são vários livros em um, muito bom!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina se eu tivesse parado? Eu, hein. Hahaha, obrigada pela visita!

      Excluir